Como funciona

Criar um site, uma página do Instagram, produzir conteúdo, promover alguns posts e criar uma conta do Google ADS são as estratégias de marketing digital mais utilizadas atualmente, porém, de forma individual e isolada, ELAS NÃO SIGNIFICAM NADA.

Utilizar as ferramentas digitais apenas porque “um amigo me falou que é bom” ou porque “alguém disse que está tendo resultado” não vai te levar a lugar nenhum…

Isso porque essas não são ferramentas mágicas que irão resolver os seus problemas e levar clientes até você, algumas delas sequer possuem essa função. Por essa razão você precisa estudar e entender o potencial de cada canal de marketing, para saber como elaborar suas estratégias em prol de um objetivo e saber o que esperar de cada estratégia.

O topo do funil é onde as pessoas ainda não conhecem sobre o seu negócio, por isso são necessárias ações que atraiam a atenção do público, com conteúdos objetivos e curtos, ou uma atuação focada nas palavras ideais no Google ADS

No meio de funil você já atraiu a atenção do usuário, porém ele ainda não está convencido a comprar ou confiar em você. por essa razão, são necessárias estratégias que demonstrem o seu conteúdo e que provem que a sua empresa oferece uma qualidade superior a dos concorrentes

O fundo do funil, por sua vez, está relacionado ao processo de compra e recompra. Você tem um usuário interessado no que você oferece e que confia na qualidade do seu trabalho, o que cria a necessidade de criar um ambiente de acolhimento para que toda a relação do processo de compra seja simples e satisfatória para o cliente.

Tipos de demanda

Demanda do desejo

Existem negócio que conquistam as pessoas pelos desejos, pois se tratam de produtos ou serviços que as pessoas não precisam de fato, mas fazem por lazer, diversão, estética ou entretenimento. Alguns exemplos são: Fast food, roupas de grife, maquiagens caras, procedimentos estéticos, vídeo games, jogos, etc…

Geralmente esses nichos possuem uma enorme apelação visual, sendo que na maioria das vezes é necessário convencer um usuário a comprar algo que ele não está precisando, então apelamos para o desejo. Nessa demanda, banners de qualidade, divulgação com influencers, presença orgânica no Instagram e Facebook ADS são ferramentas fundamentais, pois são canais relacionados a entretenimento e diversão.

Demanda da necessidade

Por outro lado, existem negócios que as pessoas não fazem por estar com vontade, e sim por que é necessário, e muitas vezes considerado até “chato”. Levar um carro na oficina, ir ao dentista, exames de rotina, contratar um advogado para um processo judicial, contratar um contador para o IR, e muitos outros, são negócios que as pessoas sempre irão precisar, mesmo que não haja prazer envolvido.

As estratégias para esse nicho são, em geral, bem menos visuais, pois se relacionam a conquistar o usuário no momento em que ele está com a dificuldade. Por isso, negócios dessa categoria tendem a não prosperar com grandes conversões através das redes sociais, e sim pelo Google ADS, porque é um hábito comum buscar no Google quando precisa de alguma solução.

Como cada canal digital entra no seu planejamento?

Google ADS

O Google ADS é a ferramenta que vai te deixar no lugar certo, na hora certa para o público certo. Com essa ferramenta você consegue aparecer para seu cliente no momento em que ela precisa da sua solução. É uma ferramenta de conversões rápidas e precisas, embora não seja tão eficiente em gerar desejo e construir audiência.

Facebook ADS

Com o Facebook ADS você consegue descobrir muito mais sobre o seu público, explorar novas personas, gerar desejo e criar uma base extensa de relatórios de testes para entender melhor o seu negócio. É uma ferramenta de longo prazo, que se aprimora com tempo, análise e investimento, sendo que será preciso alguns erros no início para ter sucesso nela.

Instagram Orgânico

Melhor canal digital para construir e comunicar com uma audiência. O Instagram te permite se posicionar como autoridade e se aproximar dos seus clientes, sendo muito efetivo para causar desejo e interesse por meio de aparatos visuais. Porém essa rede social não possui um potencial muito bom para demanda de necessidade.

Email Marketing

Canal excelente para se comunicar com uma lista já construída e anunciar novas oportunidades para compradores. Muito eficaz no remarketing e em lançamentos, por gerar uma ideia de importância e de grandeza, possuindo também um ar mais sério e urgente que o Instagram no relacionamento com a audiência. Porém, para ter sucesso com email marketing é necessário construir ao longo de anos de investimentos uma lista ativa.

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