O que é SEO?

Se você já pesquisou algo sobre iniciar um negócio na internet, muito provavelmente já se deparou com esse termo. Pois bem, SEO ( Search Engine Optimization) se trata da otimização do seu site ou blog para que ele possa ser mais agradável aos mecanismos de pesquisa do Google, e, assim, possa ficar melhor posicionado. Ao iniciar um negócio na internet, todos queremos ter visibilidade, ou seja, todos queremos que os usuários nos alcancem para poder visualizar nosso conteúdo, serviços ou produtos.

Entretanto, o mercado na internet está cheio de pessoas e empresas que têm algo a oferecer, de forma que a concorrência é grande, e não basta possuirmos apenas conteúdo e serviços de qualidade. Mais do que isso, precisamos conhecer as mecânicas que o Google utiliza para ranquear os sites e posicioná-los na primeira página, que é onde há mais visualizações.

Como funciona o ranqueamento do Google?

O Google possui diversas métricas que influenciam no posicionamento das URLs, de forma que é quase impossível ter conhecimento de todas elas e de suas respectivas importâncias. Apesar disso, os estudiosos de SEO conseguiram identificar diversos fatores que possuem muita influência no ranqueamento dos sites, sendo que, esses fatores podem ser tanto dentro do site (onpage) ou fora dele (ofpage).

De uma forma geral, um site, para ser visto como importante pelo Google, deve ter uma relação ativa com os sites externos, e, além disso, ter uma boa conexão interna entre as páginas, acompanhada de uma boa semântica dos textos. Assim, o que é realmente importante, é que quanto mais conteúdo o seu site agregar para o usuário, melhor posicionado ele será. Dessa forma, podemos entender que o Google prioriza o usuário, e por isso devemos trabalhar para que nosso conteúdo faça o mesmo.

Otimização On Page

Como foi falado anteriormente, há dois tipos de otimização em SEO. On page e of page.

A otimização on page se relaciona com as métricas que podemos adicionar dentro do nosso site para que os mecanismos de pesquisa do Google sejam favoráveis a ele. Entre essas métricas estão:

Links externos e internos

Quando o site apresenta diversos links que apontam para as próprias páginas do site, o Google entende que há uma correlação entre seus conteúdos, de forma a proporcionar ao usuário uma base mais ampla e completa de informações. Dessa forma, é importante a existência desses links que se voltam para dentro do seu site.

Além disso, os links externos, isso é, links que apontam para fora do site, também agregam valor aos fatores de ranqueamento. Isso pois, quando o seu site está indicando outro site de conteúdo relevante, o Google entende que você está ajudando o usuário a obter melhores informações. Contudo, é de extrema importância que os seus links externos apontem para sites de autoridade, ou seja, que são referências na internet e possuem bom conteúdo.

Otimização de URLS

Outro fator importante de ranqueamento é a otimização das URLS. Para entender o que é SEO, é necessário compreender que o Google faz suas buscas por cada URL, por isso cada um delas possui uma autoridade diferente, com palavras-chave diferentes. Assim, fazer a escolha certa de palavra-chave para cada URL é essencial, além de que existem ferramentas para fazer essa análise, como o planejador de palavras-chave do Google e o Ubersuggest. Ademas, também é importante que a URL seja otimizada, ou seja, não deixá-la com símbolos, números, ou palavras que não se relacionam com o conteúdo. 

Por exemplo. Caso você queira fazer um texto sobre o que é SEO, a URL deve ser

www.seusite.com/o-que-e-seo/

E não: www.seusite.com/id:347264:strlhsrs6777

Qualidade semântica

A qualidade semântica se refere a boa escrita do seu texto. Como a língua portuguesa possui suas normas, o Google gosta que os textos das páginas e artigos sejam coerentes com essas normas, para demonstrar maior autoridade e conhecimento. Por essa razão, uma boa gramática, coesão textual e pontuação correta, te ajuda a subir no ranking de posições.

Por fim, também há outros fatores, mais específicos dos mecanismos de ranqueamento do Google, que são importantes no SEO de um site, como por exemplo:

Não criar frases e parágrafos longos.

Criar muitos subtítulos, que ajudam a direcionar a leitura do usuário.

Adicionar muitas imagens, que irão contribuir para a experiência do usuário. (Importante ressaltar que essas imagens também devem ser otimizadas.)

Otimização Of Page

A otimização Of Page se trata de uma série e ações que devem ser feitas fora do site, ou seja, em outros locais da internet. Assim sendo, essas ações devem ser direcionadas as redes sociais, sites parceiros, fornecedores, patrocínio, etc. Dessa forma, essa otimização requer uma habilidade de fazer contatos por parte do empreendedor, além de que ele deve investir em uma boa comunicação e estudos na área do marketing.

Posicionamento de backlinks

No que se trata em otimização of page, o primeiro ponto a ser entendido é o dos backliniks. Esses são links presentes em outros sites que fazem uma referência as suas URLs. Dessa forma, quando um outro site faz uma citação a uma página sua, o Google entende que você é uma referência no assunto, e faz uma melhor classificação do seu site. Por isso, ter backlinks posicionados é de extrema importância para um projeto eficiente de SEO.

Contudo, o posicionamento de Backlinks é algo que deve ser feito de forma organizada e consciente, e não apenas sair espalhando links pela internet. Isso ocorre pois, para o Google, o que importa é a qualidade dos backlinks, e não a quantidade. Portanto, é mais importante que haja um backlink em um site grande e de referência, do que 10 backilinks em sites sem autoridade.

Integração com sites parceiros

Devido a importância da presença dos backlinks, uma boa técnica de SEO, e até mesmo para o crescimento do seu negócio de uma forma geral, é a parceria com outros sites do mesmo nicho, ou nichos semelhantes. Isso pois, além de facilitar que outras pessoas envolvidas com seu negócio te alcancem, indica ao Google que um site de qualidade fez referência ao seu. 

Dessa forma, você pode pesquisar influenciadores do nicho, entrar em contato com eles, e, por fim, realizar uma negociação, em que você faz algo por ele, e, em troca, ele faz uma referência ao seu site. Você também pode realizar essa parceria com seu fornecedor, em troca da preferência. Por fim, também poderá ser feita uma atividade de patrocínio, visando maior visibilidade. Contudo, é importante ressaltar que a compra de backlinks é proibida, de forma que o Google tende a punir com banimento quem é pego nessa prática.

Ação nas redes sociais

Outro processo fundamental na Otimização Of page é a integração com as redes sociais. Isso pois toda empresa ou marca deve estar presente onde as pessoas mais estão, isso é, no facebook, instagram, twitter, etc. Dessa forma, o crescimento da sua página no facebook ou instagram irá refletir no crescimento do seu site, de forma a apresentar melhores resultados. Contudo, você deve-se atentar para não dispor de uma rede social inativa vinculada ao seu site, pois isso não auxilia no SEO, visto que o Google irá entender que uma URL sem nenhuma autoridade ou relevância está associada ao seu site.

Conclusão

Por fim, concluímos que para que um site tenha visualização e tráfego orgânico, devem ser feitas uma série de ações dentro e fora dele. Essas ações devem ser direcionadas por um objetivo, além de serem realizadas com organização. 

Dentro do site, os textos devem ter uma boa escrita e coesão, além de uma boa qualidade semântica. Além disso, títulos, URLs e imagens devem ser otimizadas, indicando ao Google as suas principais características.

Fora do site, é necessário ter construir parcerias e se posicionar com empresas semelhantes e presentes no nicho. Por mais, também deve ser feita uma integração com as redes sociais, que irá auxiliar no alcance da sua empresa onde as pessoas estão mais presentes.

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