Dicas Essenciais para Criar
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Uma dúvida comum entre quem está criando um site ou uma marca é sobre quais cores irá usar nesse novo negócio. É nesse ponto que surge o termo identidade visual, que nada mais é do que um conjunto de elementos, sobretudo cores, que proporcionam a algo uma identidade própria. Simplificando, todo negócio para ser lembrado mais facilmente pelo cliente, precisa de características visuais próprias, em que as outras pessoas sempre irão vincular esse conjunto de caracteres a uma determinada marca.
Provavelmente você já deve ter passado pela experiência de conhecer gêmeos. E, se passou, sabe que no princípio é muito difícil identificar quem é quem entre os irmãos. Além disso, ao analisar o seu ciclo de convivência, entre as pessoas que você não conhece, as que possuem características marcantes são as que você tem tendência a saber mais coisas a respeito, além de reparar mais e se informar mais sobre a pessoa.
Embora isso pareça simples, quando se trata de abrir um negócio, as coisas não são muito diferentes. Isso porque se a sua marca, empresa, ou site, não possuir características próprias e marcantes, ela não irá ficar na mente dos clientes e usuários, de forma que há uma tendência de cair no esquecimento ou na insignificância. Entretanto, todos que abrem um novo negócio querem ter sua marca registrada pelas pessoas, por isso a identidade visual se faz necessária.
Após entender o que é identidade visual, e porque ela é tão importante, a primeira questão que vem a mente das pessoas é: “como criar essa identidade visual?” Pois bem, é claro que não basta escolher as suas cores preferidas, escolher uma imagem que seja bonita e atraente como logotipo, vincular as cores a essa imagem e pronto. Identidade criada.
O processo de criação de identidade visual é bem mais complexo do que isso, sendo que há ciências que estudam as relações envolvidas por trás da aparência de um negócio. O design por exemplo, é a principal área do conhecimento que é responsável pela confecção de uma característica própria de um negócio, que além de ser agradável aos olhos, também deve ser apropriada ao nicho em que a marca atua.
É quase impossível falar sobre o que é identidade visual sem tocar no assunto da psicologia das cores, que se trata de um estudo que aponta os efeitos psíquicos que cada cor exerce na nossa mente. Logo, essa psicologia tem sido utilizada pelos empreendedores na escolha das cores certas para o seu negócio, de forma que, após entender como o cliente reage na presença de cada cor, é preciso analisar os objetivos que temos com uma página, logo, site, etc, e escolher as cores corretas para alcançar esse objetivo.
A psicologia das cores classifica as principais cores como quentes e frias. Tonalidades que se aproximam do azul, verde e roxo são classificadas como cores frias. Enquanto isso, os tons de vermelho, amarelo e laranja são as chamadas cores quentes.
As cores quentes, de uma forma geral, são mais utilizadas para marcas que demandam mais ação e movimento do usuário do que uma atividade calma e analítica. Mas o que isso quer dizer?
Quer dizer que uma boa forma de utilizar vermelho, laranja e amarelo são em elementos que exijam maior ação do usuário. Alguns exemplos são: uma chamada para ação, um botão de compra, uma indicação de promoção, etc.
Como vimos anteriormente, as cores azul, verde e roxo são dadas como cores frias. Mas o que isso significa?
Essas cores proporcionam um bom ambiente para leitura, transmissão de conteúdo, calma e análise. Isso pois o estudo da psicologia das cores afirma que essas cores transmitem mais confiança para o indivíduo, além de proporcionar uma sensação de paciência e tranquilidade.
Dessa forma, cores frias são muito utilizadas em escolas, em planos de fundo para leitura, em agências financeiras (onde é preciso que seja transmitida confiança), etc.
Embora o estudo de psicologia das cores seja eficiente na descoberta de qual a melhor cor para o seu negócio, as cores possuem diversas tonalidades, intensidades e contrastes, de forma que é impossível para o empreendedor que não fez um curso avançado sobre o assunto, saber exatamente todas as propriedades da combinação de cores utilizada. Por isso, existe uma ferramenta chamada de paleta de cores.
A paleta de cores do seu site pode ser usada gratuitamente no site https://color.adobe.com/pt/create, onde é possível fazer as combinações certas das cores escolhidas e explorar um mundo de possibilidades. Assim, essa ferramenta evita que pessoas que não são profissionais da área combinem cores erradas, criando uma identidade visual desconexa e estranha aos olhos.
As leis da gestalt também são importantes no desenvolvimento visual de um negócio, sobretudo na confecção da logo. Isso pois essas leis tratam do estudo das formas e conexões ente os objetos, visando nos mostrar como a interação entre figuras afeta nossos sentidos. É claro que não é necessário ser um expert no assunto para criar uma lei de qualidade, porém é interessante ter uma noção, visto que conhecimento nunca é demais.
As leis da Gestalt são muitas, e falar sobre todas elas não é o foco desse post. Porém você pode ler mais a respeito clicando aqui.
Por fim, com a identidade visual do seu negócio criada, é possível utilizá-la de diversas formas, em diversos lugares. Após encontrar as cores ideais com o uso da paleta de cores, você irá dispor de códigos, que podem ser usados nas plataformas de criação de sites para selecionar as cores exatas para o seu negócio. Além disso, também deve-se utilizar as cores em logotipos, capas de redes sociais, anúncios, etc.
Dessa forma, o que não falta é oportunidade para disponibilizar a sua marca, agora com uma identidade visual eficiente, para o público.
Por fim, a identidade visual também possui muita aplicabilidade fora da Internet, como por exemplo:
Se você pretende iniciar um negócio na internet, ter seu próprio site é o primeiro passo!
Um site não é apenas um local onde você pode se comunicar com o cliente da sua maneira. Mais do que isso, é a base de todo o seu negócio na internet.
Isso significa que todas as suas estratégias e tudo que você construir deve apontar para o seu site.
Essa estrutura te permite não só capturar mais clientes da maneira certa, mas também estabelecer uma relação duradoura de fidelidade com os seus clientes.
Para um projeto desse tamanho e com essa importância você precisa de uma agência especializada em lidar com o assunto de forma profissional. Dessa forma, você não pode menosprezar os efeitos que um site ruim vai proporcionar ao seu negócio.
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