Uma grande dificuldade dos empreendedores digitais é crescer suas redes sociais. O processo de adquirir seguidores, engajamento, curtidas e pessoas que acompanham frequentemente suas novidades é de fato demorado e exige muito trabalho e disciplina.
Essa dificuldade se deriva do fato de que o crescimento de uma página no Facebook ou Instagram é algo exponencial. Isso significa que quanto mais seguidores a sua página tiver, será mais provável o crescimento contínuo.
Assim, no começo, a tarefa de conseguir uma boa quantidade de seguidores e engajamento é uma tarefa árdua. Por essa razão, se utilizar de anúncios para engajamento pago, ao menos no início, é algo que representa um diferencial para alavancar suas páginas ou converter.
Porém, como toda campanha de anúncios, a do Facebook ADS deve ser feita de forma cautelosa, pautada em metas e objetivos.
No Facebook ADS, assim como em qualquer outra estratégia de marketing, você precisa saber muito bem aonde quer chegar com cada etapa, sendo necessária uma estrutura mensurável para garantir o sucesso da sua campanha.
A principal variável da atuação do Facebook ADS é o público. É apenas conhecendo seus clientes que você vai poder direcionar suas publicações para pessoas que estejam realmente propensas a se interessar pelo que está sendo oferecido.
O Facebook ADS não funciona bem se utilizado sozinho e sem contexto. Para que as campanhas tenham sucesso, você precisa de um site com receptores adequados, de produção de conteúdo atrelada aos anúncios, redes de captação de leads eficientes, etc…
Outro ponto importante é captar a atenção do usuário no momento em que ele está interessado apenas no lazer por meio das redes sociais. Por isso você precisa de imagens de alta qualidade visual e principalmente gatilhos chamativos que atribuam entretenimento a essas imagens.
Existem negócio que conquistam as pessoas pelos desejos, pois se tratam de produtos ou serviços que as pessoas não precisam de fato, mas fazem por lazer, diversão, estética ou entretenimento. Alguns exemplos são: Fast food, roupas de grife, maquiagens caras, procedimentos estéticos, vídeo games, jogos, etc…
Geralmente esses nichos possuem uma enorme apelação visual, sendo que na maioria das vezes é necessário convencer um usuário a comprar algo que ele não está precisando, então apelamos para o desejo. Nessa demanda, banners de qualidade, divulgação com influencers, presença orgânica no Instagram e Facebook ADS são ferramentas fundamentais, pois são canais relacionados a entretenimento e diversão.
Por outro lado, existem negócios que as pessoas não fazem por estar com vontade, e sim por que é necessário, e muitas vezes considerado até “chato”. Levar um carro na oficina, ir ao dentista, exames de rotina, contratar um advogado para um processo judicial, contratar um contador para o IR, e muitos outros, são negócios que as pessoas sempre irão precisar, mesmo que não haja prazer envolvido.
As estratégias para esse nicho são, em geral, bem menos visuais, pois se relacionam a conquistar o usuário no momento em que ele está com a dificuldade. Por isso, negócios dessa categoria tendem a não prosperar com grandes conversões através das redes sociais, e sim pelo Google ADS, porque é um hábito comum buscar no Google quando precisa de alguma solução.